Quantos Sem-Abrigos existem em Portugal?

A equipa da Segunda Chance, decidiu procurar por números em concreto do número de Sem-Abrigos que existe em Portugal e o número de famílias que têm dificuldades, fazendo com que passem fome.

Após uma longa investigação e procura de informações verdadeiras acerca do caso, chegamos aos resultados que existe mais de quatro mil e quatrocentas (4.400) de pessoas que não tem uma casa onde morar ou um teto. Num inquérito realizado em feveiro do ano passado.

Segundo um pequeno resumo dos resultados do inquérito; “no período de referência, existiam 3.396 pessoas sem teto ou sem casa”, das quais “1.443 pessoas sem teto, isto é, a viver na rua, em espaços públicos, abrigos de emergência ou locais precários”. Como também; “1.953 pessoas sem casa”, isto é, “a viver em equipamento onde a pernoita é limitada”.

No documento que foi revelado à comunicação social, também foi comunicado o seguinte: “Por ordem decrescente, segue-se a região Norte, com 25% das pessoas em teto, o Algarve, com 15%, a Região Centro, com 12%, e o Alentejo, 4%. Na região Norte, destaca-se a Área Metropolitana do Porto, com 286 pessoas, das quais 174 no concelho do Porto”.

Por outro lado, outro estudo mais antigo revelou que mais de 300 mil (300.000) de pessoas passam fome em Portugal. No entanto existe varias instituições que procuram ajudar aliviar esse problema, tal como o banco alimentar.

Sei que de facto esses dados são demasiado altos e que isso é muito triste de se ler, saber que imensas pessoas neste momento têm o seu estômago a fazer barulho por terem falta de comida. Mas é no meio desta dor e sofrimento que a Segunda Chance entra! Para poder ajudar todas estas pessoas que precisam de nós, mas nós precisamos de ti e nada será possivel de se conquistar se não trabalharmos em equipa. Junta-te a nós nesta complicada missão e vem ajudar estas pessoas. Lembra-te de uma coisa, hoje são eles que passam fome, amanhã podemos ser nós.